Os pássaros retornaram ao nosso terreno desde que replantamos a mata ciliar em 2011, a qual se desenvolveu e cresceu. Realizamos um projeto de replantio na área de preservação legal dos 30 metros do braço do Rio Ressaca. Além de ser uma área de preservação, esse bosque também abriga nosso redário, um lugar onde os funcionários podem desfrutar de uma “siesta” nas redes durante os intervalos de trabalho.
Implementamos boas práticas para o descarte de resíduos, respeitando a cadeia reversa do lixo. Separamos o lixo e possuímos uma composteira que atende ao refeitório, além de uma horta que fornece alimentos para esse mesmo refeitório. Embora a nossa horta não seja capaz de nos atender completamente, ela contribui de forma significativa. Utilizamos garrafas reutilizáveis para água.
Constantemente buscamos educar e conscientizar nossa equipe, mostrando que todos somos responsáveis pelo planeta em que vivemos. Criamos um bosque interno, onde trabalhamos, e não há dúvida de que a produtividade nesse local é muito melhor por ser um ambiente agradável.
Resumindo, ser amigo do meio ambiente aqui na Magnetron, Motonic, Glia e A2R faz parte da nossa rotina. Ações como a limpeza periódica do rio fazem diferença na qualidade de toda a cadeia que deve ser preservada. Fizemos nossa parte e conscientizamos aqueles que trabalham conosco. Nossas empresas acreditam na responsabilidade social de cada indivíduo. Quando cada pessoa se une às outras, começamos a fazer a diferença e impactar o nosso meio.
O retorno dos pássaros demonstra que nosso impacto foi positivo para a vida silvestre nessa área. E não foram apenas os pássaros, mas também muitos outros animais silvestres que habitam o nosso entorno.
O verde traz bem-estar tanto para as pessoas quanto para o meio ambiente. As ações não precisam ser grandiosas, mas com boa vontade e amor pelo planeta, podemos mantê-lo sustentável.
Se cada um cuidar do seu lixo e usar ecobags ao fazer compras, já estaremos ajudando. Reduzir o consumo de plástico é fundamental para termos uma vida saudável. Atualmente, encontramos resíduos plásticos em lugares inimagináveis, como no leite materno (fonte: https://www.ecycle.com.br/microplasticos-leite-materno/amp/).
Se todos fizermos um pacto para cuidar melhor do nosso planeta, as futuras gerações certamente viverão melhor.