Date Archives dezembro 2022

O que uma árvore plantada num parque pode nos ensinar sobre estratégia?

Me chama atenção nesta foto como ela mostra um planejamento estratégico de longo prazo, preste atenção na árvore plantada nesta praça e nos seus anéis em volta:

Memorial dos Veteranos da Guerra da Coréia está localizado no West Potomac Park de Washington, D.C

O primeiro dá uma folga para ela desenvolver e ganhar estrutura e quando ela estiver chegada ao tamanho do primeiro anel basta retirá-lo, então se ganha espaço para que se desenvolva por mais alguns anos. Isso chama visão a longo prazo.

Um país que tem este cuidado ao plantar suas árvores, imagino que deve ter com a construção e as estratégias para se manter como líder global.
Não quero entrar no mérito se as políticas americanas são as melhores ou não.
Quero registar que eles pensam a longo prazo e isso traz uma vantagem competitiva.
Olhar para o futuro imaginando onde se quer chegar facilita a estratégia. Seja ela de um país, de uma empresa ou mesmo na vida pessoal.


Planejamento sempre nos ajuda a sermos mais assertivos, olhar em volta e tirar lições destes encontros, muitas vezes inusitados, nos fazem ter repertório e encontrar soluções muito mais facilmente. Importante sempre olharmos através do ordinário para ver além do óbvio, procurar entender o sentido dos detalhes pois eles podem nos ensinar a ampliar os horizontes.


Sempre estou observando e buscando o porquê das coisas. Este exercício de perguntar a maioria das vezes me traz repostas interessantes que vão mais longe do óbvio.
Se é possível planejar o crescimento das árvores em um parque onde elas irão continuar lindas sem quebrar as calçadas, poderemos controlar outras situações com planejamento.

Abertura da Exposição “CADÊNCIA” de Jean Araújo

Tive a honra e felicidade de visitar a Exposição “Cadência” do artista Jean Araújo.

Suas obras têm um efeito de tridimensionalidade através do uso de cores que ele próprio produz e aplica sobre papel cartão, que a seguir recorta em pequenos círculos. Estes círculos, de enorme variação de cores, são aplicados sobre uma estrutura de pregos colocados sobre madeira em diferentes profundidades.

Desta forma, o artista cria uma impressão de planos em degrade; mas ao nos aproximarmos, temos a sensação de tridimensionalidade e percebemos um efeito óptico que atrai e encanta.

A exposição permanecerá até 10 de dezembro.
Endereço: Av. Batel, 1750 lojas 07, 08, 10 e 12
Galeria Zilda Fraletti – Design Center Curitiba – PR – Brasil