A criatividade do brasileiro é algo fantástico! Ele é craque. Se por ventura estiver com fome com certeza este salgadinho irá me deixar com um humor melhor e mais feliz. Vou conseguir comprá-lo rapidamente porque usarei QR code e o pagamento se dará por PIX.

A tecnologia chegou para inovar como compramos e até mesmo como doamos dinheiro nas esquinas. Porque além de comprar este salgadinho na esquina já me deparei com alguém pedindo dinheiro através de transferência via PIX. O acesso ao sistema bancário está muito mais inclusivo.

Hoje com os bancos digitais praticamente todo cidadão pode ter uma conta em alguma instituição bancária a custo zero.

Em contrapartida, o número de pessoas não registradas no país chega a quase três milhões. Uma disparidade porque para ser cidadão é necessário EXISTIR. Para ter conta bancária, acesso ao SUS, escola precisamos ter primeiramente certidão de nascimento e mais tarde CPF. Somos um número! Pensem no impacto que a falta do registro civil causa, a pessoa não existe para a sociedade.

Como poderemos desenvolver políticas públicas sem estes dados? Onde este indivíduo será enterrado se não existe? Está aí uma pergunta que não sei responder. Talvez busque a resposta no Google.

Na verdade, o que busco é trazer o questionamento: Como um povo que tem criatividade como o brasileiro, que se reinventa constantemente continua vivendo num país com problemas do século passado? Onde não conseguimos romper determinados vícios e avançar para o “eterno” Brasil do futuro? Creio que vale o questionamento de onde estaríamos se nossa cultura não fosse a que temos.

Onde o “tal jeitinho” não estivesse tão entranhado em nossas vísceras. Onde é mais fácil delegar a solução para os políticos. Quem vota nos políticos somos nós. Não podemos verbalizar aquela clássica frase “cada povo tem o governo que merece” porque é o povo que escolhe seus governantes. Pense nisso, vamos entrar num ano eleitoral.

Pense, como suas crenças, seus valores vão impactar neste processo. Em como nossas atitudes podem melhoras a vida dos nossos filhos.

A criatividade, a alegria do brasileiro é bem-vinda e o jeitinho também é?

Mude, se quiser um país melhor!

Leave A Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *